Relações com Investidores

Visão Geral

Transparência, responsabilidade, processos e controles adequados são essenciais para o crescimento de uma Companhia. Só assim todas as partes que envolvem nossos processos podem se alinhar e trabalhar em conjunto. Dessa forma, nos fazendo crescer cada vez mais, no caminho certo.

Maximizar valor com clareza, criando o melhor ambiente e processos possíveis para tomar decisões estratégicas. Isso é governança corporativa para a gente. É respeito pelos acionistas, reguladores e pelo mercado e seu desenvolvimento. Para assim podermos sempre fazer parte da história, economia e crescimento do país.

São esses nossos pilares de atuação:

ASSEMBLEIAS GERAL E EXTRAORDINÁRIA

As assembleias da B3 são convocadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência em primeira convocação e, com oito dias de antecedência, em segunda convocação. A Assembleia Ordinária ocorre pelo menos uma vez ao ano e propicia uma oportunidade de a Companhia prestar conta aos acionistas e para estes se manifestarem. Dentre suas competências, além das demais atribuições previstas em lei ou no Estatuto Social da Companhia, destacam-se:

  • Deliberar sobre a destinação do lucro do exercício e sua distribuição aos acionistas.
  • Aprovar planos de outorga de opção de compra ou subscrição de ações tanto aos seus administradores e empregados, como aos de suas empresas controladas.
  • Aprovar questões estratégicas.

Nos últimos anos, a B3, alinhada com o seu compromisso com as melhores práticas, disponibilizou manuais de participação nas suas assembleias, de forma a disponibilizar todas as informações necessárias para que seus acionistas pudessem analisar, com profundidade, todas as questões que seriam discutidas. Além disso, também adotou plataformas eletrônicas com o intuito de facilitar a participação dos acionistas.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

A B3 é conduzida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva. Os membros do Conselho são eleitos a cada dois anos em Assembleia Geral Ordinária, os quais, em reunião interna, elegem o diretor presidente, assegurando o alinhamento da gestão aos objetivos estratégicos e à valorização da companhia para seus acionistas.

Ressalte-se que os membros do Conselho de Administração não podem ser eleitos para a diretoria da companhia, ou indicados para a diretoria de suas controladas.

Composto por no mínimo 7 e no máximo 14 membros, com a maioria deles independente, o Conselho de Administração é responsável pela definição e pelo acompanhamento das estratégias globais, bem como pela supervisão dos sistemas de controles internos, particularmente no que diz respeito à gestão de riscos.

Os membros do Conselho de Administração da B3 são:

  • Antonio Carlos Quintella – Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado)
  • Caio Ibrahim David – Vice-Presidente (Conselheiro Independente Não Vinculado)
  • Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes – Conselheira Independente Não Vinculada
  • Claudia de Souza Ferris – Conselheira Independente Não Vinculada
  • Claudia Farkouh Prado – Conselheira Independente Não Vinculada
  • Cristina Anne Betts – Conselheira Independente Não Vinculada
  • Florian Bartunek – Conselheiro Independente Não Vinculado
  • Guilherme Affonso Ferreira – Conselheiro Independente Não Vinculado
  • Rodrigo Guedes Xavier – Conselheiro Independente Não Vinculado
  • Maurício Machado de Minas – Conselheiro Independente
  • Pedro Paulo Giubbina Lorenzini – Conselheiro Independente
COMITÊS DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Os comitês de Acompanhamento da Integração, de Auditoria, de Governança e Indicação, de Produtos e de Precificação, de Remuneração, de Riscos e Financeiro, de Assessoramento para o Setor da Intermediação, de Regulação de Emissores, de TI e de Gestão de Serviços para as Câmaras estão subordinados ao Conselho de Administração e têm a função de assessorá-lo. Os mandatos de seus membros são de dois anos.

Além dos comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, existem comitês criados para reforçar a governança corporativa da B3 em sua estratégia de gestão: de Código de Conduta e de Sustentabilidade. Os mandatos são anuais.

Comitês Internos
Os Comitês Internos de Assessoramento ao Presidente e à Diretoria Colegiada são:

Comitê Interno de Monitoramento de Operações e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Bens, Direitos e Valores, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa
Comitê Interno de Riscos Corporativos
Comitê Interno de Conduta e Ética
Comitê Interno de Certificação do Programa de Qualificação Operacional (PQO)
Comitê Interno de Tarifação
Comitê Interno de Segurança da Informação e Cibernética
Comitê Interno de Sustentabilidade
Comitê Interno Técnico de Risco de Contraparte Central (CCP)
Clique aqui para acessar a composição dos Comitês Internos da B3.

Para conhecer a composição dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração e para mais detalhes sobre atuação dos Comitês de Assessoramento a Diretoria Executiva, Câmaras Consultivas e Comissões clique aqui.

DIRETORIA EXECUTIVA

Eleita pelo Conselho de Administração, a Diretoria Executiva da B3 é constituída pelo presidente e por dez diretores executivos. Compete à Diretoria Executiva cumprir e monitorar as orientações estratégicas definidas pelo Conselho de Administração, estabelecer diretrizes para as atividades operacionais, socioeconômicas e de sustentabilidade da B3, além de praticar, dentro de suas atribuições específicas, todos os atos necessários ao bom funcionamento da companhia.

A companhia mantém comitês de assessoramento ao diretor presidente, como do Agronegócio, de Mercado, de Normas, destacando-se o Comitê Técnico de Risco de Mercado, cujas principais atribuições se concentram em avaliar o cenário macroeconômico e seus efeitos, em termos de risco, sobre os mercados em que a companhia atua.

Membros da Diretoria Executiva:

  • Gilson Finkelsztain – Presidente
  • Viviane Basso – Vice-Presidente de Operações – Emissores, Depositária e Balcão
  • Mario Palhares – Vice-Presidente de Operações – Negociação Eletrônica e Contraparte Central
  • José Ribeiro de Andrade – Vice-Presidente de Produtos e Clientes
  • Rodrigo Antônio Nardoni Gonçales – Vice-Presidente de Tecnologia
  • Marcos Vanderlei Belini Ferreira – Vice-Presidente da Unidade de Infraestrutura para Financiamentos
  • Ana Buchaim – Vice-Presidente de Pessoas, Marca, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social
  • Ana Carla Abrão Costa – Vice-Presidente de Novos Negócios
  • André Veiga Milanez – Diretor Executivo Financeiro, Administrativo e de Relações com Investidores
  • Eduardo Farias – Diretor Executivo de Governança, Gestão Integrada e Segurança Cibernética
  • Silvia Maria de Almeida Bugelli Valença – Diretora Executiva Jurídica
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

A B3 atua com foco na valorização de seus funcionários e das boas práticas corporativas. Suas atividades visam promover a cidadania e a democracia, além de incentivar a inclusão social e econômica, principalmente dos setores mais vulneráveis da população.

CÓDIGO DE CONDUTA

O Código de Conduta B3, aplicado à B3 e às suas controladas, estabelece regras para evitar conflitos de interesses, abrangendo relacionamento com os públicos externo e interno, tratamento de informações privilegiadas e negociação de valores mobiliários. A adesão ao Código de Conduta é assinada por todos os funcionários.

RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS

Em relação aos seus demais stakeholders — acionistas, corretoras, empresas listadas, órgãos do governo, investidores, analistas e fornecedores —, a B3 mantém mecanismos que visam assegurar não apenas o bom andamento de seus negócios como também incentivar os participantes de seus mercados a práticas de boa governança corporativa.

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Última atualização em 4 de janeiro de 2024